CURSO DE NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM
Interfaces entre aprendizagem, comportamento, motricidade e postura
Neurociência e aprendizagem é um curso sobre as bases anatomo-funcionais do processo natural de aprendizagem e suas variações em crianças com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) e dislexia. Dividido em três módulos, o curso apresenta informações atualizadas e relevantes sobre o funcionamento do cérebro no processo natural de aprendizagem e em diferentes distúrbios do desenvolvimento e esclarece a intrínseca relação entre funções cognitivas, comportamento e motricidade. As aulas são dinâmicas e os conceitos complexos são traduzidos em uma linguagem simples e acessível.
OBJETIVOS
​
-
Apresentar as bases neurais do processo de aprendizagem eapresentar a natureza dinâmica e mutável desse complexo processo;
-
Apresentar a neurobiologia do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade – TDAH e da dislexia;
-
Apresentar a relação intrínseca entre aprendizagem, comportamento, motricidade e postura;
-
Relacionar as dificuldades de controle motor e postural com as dificuldades de aprendizagem em crianças e adolescentes com TDAH e dislexia;
-
Apresentar atividades motoras para estimular funções como atenção, memória e autorregulação;
-
Apresentar atividades motoras para facilitar atividades como leitura e escrita.
​
​
​
​
PROGRAMA
​
​
Módulo 1: Princípios da neurociência e aprendizagem – conceitos básicos de anatomia e função do sistema nervoso; neuroplasticidade adaptativa e não adaptativa; neurobiologia da aprendizagem; atenção; percepção; memória; emoção, motivação e stress; circuitos estriatais e cerebelares.
​
​
Módulo 2: Corpo e aprendizagem – princípios básicos do desenvolvimento neuropsicomotor; psicomotricidade, unidades funcionais de A.R. Lúria; praxias; controle postural e escrita; controle postural e leitura; mundo digital: visão central e periférica (horizontalidade do olhar); desvios cérvico-cefálicos e controle postural.
​
​
Módulo 3: Transtornos do desenvolvimento, controle motor e aprendizagem – neurobiologia do transtorno do déficit de atenção (TDAH); fisiopatologia da dislexia; controle postural e dificuldade de atenção em crianças com TDAH; controle postural e oculomotor em crianças com dislexia; possíveis correlações entre dificuldades motoras e desempenho acadêmico em crianças e jovens com TDHA e dislexia; transferência de aprendizagem: treino motor e habilidades cognitivas.
​
​
​